terça-feira, 28 de outubro de 2014

Hipérbato; antítese; Paradoxo; personificação (prosopopeia)

Tanto o hipérbato e a personificação, quanto a antítese e o paradoxo são figuras de linguagem. Nessa postagem falarei e explicarei sobre as figuras no título.

Personificação

A personificação (também conhecida como prosopopeia) é uma figura de linguagem que "dá vida" a coisas inanimadas, quando uma coisa inanimada age de "forma" humana.
Por exemplo, na frase "O vento uivava", temos uma personificação, já que o vento não tem capacidade de uivar, o vento está agindo de "maneira humana".
Normalmente as prosopopeias são usadas para poetizar o texto.
Outro exemplo: "Eu conversei com as estrelas". Na frase, a estrela está "agindo" como um humano, já que estrela não conversa.

Hipérbato

Essa é figura de linguagem do mestre Yoda, o porque você já vai saber. O hipérbato é a figura de linguagem que inverte a ordem natural dos termos de uma oração. No próprio hino nacional do Brasil, tem hipérbatos:
"Ouviram do Ipiranga as margens placidas,
 de um povo heroico o brado retumbante".
Essa parte do hino não segue a ordem normal, que seria com sujeito no início, verbo no meio, e objeto no final; o quer dizer que foi usado o hipérbato (a frase em estado normal seria: "As margens placidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico", mas isso tira a rima com a estrofe seguinte), e se você parar para perceber tem uma personificação (as margens plácidas do Ipiranga não podem ouvir).
Por isso quando o Yoda fala daquele jeito estranho, ele não está falando errado, só está usando uma figura de linguagem: o hipérbato.

Antítese

Uso de palavras antônimas, ou seja, contrárias. Para saber mais sobre antônimos acesse o link.
Um exemplo de antítese está na frase "Já estou cheio de me sentir vazio". Na frase está sendo usada antônimos, já que cheio é o antônimo de vazio. Isso quer dizer que a antítese foi usada na frase.
Outro exemplo: "Quando um muro separa, a ponte une". Nesse exemplo também foi usado antônimos, o que quer dizer que a antítese foi usada novamente.

Paradoxo

É quando são ditas ideias opostas, quando tem uma contradição de ideias. Um exemplo de frase que tem paradoxo é essa: “O pra sempre sempre acaba”, pois está dizendo duas ideias opostos, já que se algo é para sempre, ele nunca acaba.
Outro exemplo de frase com paradoxo: "Era um homem tão pobre, tão pobre, tão pobre, que só tinha dinheiro". A frase tem um paradoxo, pois se você só tem dinheiro, você não é pobre.
Normalmente os paradoxos não querem dizer o que parece e é muito comum confundirem paradoxo com antítese, então lembre, paradoxo= "ideias opostas" e antítese = "palavras opostas".
_____________________________________________________________
Obrigado se você leu até aqui,
Naim

Nenhum comentário:

Postar um comentário