terça-feira, 2 de setembro de 2014

Complemento verbal

O que é o complemento verbal?
Simplesmente o que completa o verbo, como diz o nome, "complemento verbal". Por exemplo, "Eu li um livro ontem", na frase ao lado, o que completa o verbo é livro.
Para descobrir o complemento verbal, basta perguntar ao verbo "o quê?" ou ,às vezes, "quem?". O verbo da frase acima é li, então você pergunta "li o quê?". Ache a possível resposta e pronto, você achou o complemento verbal.

Exemplo 2: "João jogou baleado". A palavra sublinhada é o verbo, então pergunte "jogou o quê?". A resposta será simples, ele jogou baleado, então baleado é o complemento verbal.

Tem frases que não tem complemento verbal, como "Eu li". Se você perguntasse "Leu o quê?", não acharia resposta, já que poderia ser qualquer coisa, um livro, um jornal, um artigo... Mas também tem verbos que não tem complemento verbal, como o verbo "sair". Se a frase for "eu sai da biblioteca", pergunte "o quê?" à "sai" e não achará resposta alguma.

Existem dois tipos de complemento verbal, de objeto direto (complemento verbal sem acompanhamento de preposições) e objeto indireto (acompanhado de preposições). Os de objeto direto completam os verbos transitivos diretos e o objeto indireto os verbos transitivos indiretos.

Tente achar o complemento verbal, agora da frase seguinte: "Eu comi muito feijão ontem".

-------------------------------------------------------------------------------------------------------Por enquanto é só isso,
Botam a sua resposta da questão nos comentários, se quiserem que eu responda eu respondo.
Naim

Nenhum comentário:

Postar um comentário