quarta-feira, 7 de maio de 2014

Eufemismo, hipérbole, comparação e metáfora

                                                    Figuras de linguagem 

As palavras nem sempre são suficientes para expressar o que desejamos. Para trazer sentido figurado a um texto alguns autores usam essas figuras de linguagem.

                                                         Eufemismo
  É a figura de linguagem que consiste em substituir uma palavra ou expressão rude, ofensiva ou chocante por outra, deixando a forma mais leve,suave.

Exemplo: Em vez de falar "Você está demitido" podemos falar "você não se encaixa no perfil da empresa".

                                                        Hipérbole 

É o contrário do eufemismo, expressa a ideia exageradamente, excessivamente.

Exemplo:  "Já falei isso um milhão de vezes!'', é um exagero, ninguém (eu acho =P ) repetiria uma coisa 1.000.000 (um milhão) de vezes, geralmente falam isso depois da 5º vez.

                                                        Comparação 

  É figura de linguagem que tenta aproximar dois elementos, pertencentes a universos diferentes, por meio de uma relação de semelhança. Ao usarmos essa figura antes temos que botar palavras tais como: "como", "igual a", etc..

 Ex: "Seus olhos brilham como diamantes", está comparando os olhos de alguém com diamantes.


                                                           Metáfora

Figura de linguagem que consiste na tramsferência de significado de um termo para o outro que tem (suposta) semelhança entre si.

Saiba mais: Podemos transformar uma comparação em metáfora tirando o elemento de comparação. Como exemplo, para transformarmos "Seus olhos brilham como diamantes" em metáfora basta retirar o "brilham como" e deixar "Seus olhos são diamantes".

Fonte: Conexões em língua portuguesa gramática, de Wilton Urmundo e Mara Scorsafava.

                                                          Sentido conotativo e denotativo

O sentido conotativo: é o sentido figurado
 Sentido Denotativo: é o sentido literal, o sentido que é achado no dicionário( para lembrar pense, denotativo, com D no início então é o que pode ser encontrado no dicionário).

Exemplo: "Preservar a mata está no meu sangue ", no sentido conotativo é que é algo da minha história, de família, mas no denotativo é no sentido de veia, líquido que transporta células...

------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Erro: O "m" só vem antes de P ou B então traMsferência não tem esse M e sim um N (parte da metáfora).

Espero que tenham gostado, desculpe por ter demorado tanto na última postagem,

Fui



2 comentários:

  1. Não sei por que tem esses traços azuis em alogumas palavras, acho que o meu computador tá bugado. Só sei que não é bom clicar. Eu não botei isso, tentei mudar, mas não tinha nada. Estranho não?

    ResponderExcluir
  2. Eu nem percebi o erro do "M". Rsssa...

    Muito boa a explicação. Gostei

    ResponderExcluir